Aquecimento global
AQUECIMENTO
GLOBAL
Entenda o
aquecimento Global, Efeito Estufa, consequências, aumento da temperatura
mundial aquecimento global no Brasil, degelo das calotas polares, gases
poluentes, Protocolo de Kyoto, furacões, ciclones, desertos, clima, resumo.
Introdução
Todos os dias
acompanhamos na televisão, nos jornais e revistas as catástrofes climáticas e
as mudanças que estão ocorrendo, rapidamente, no clima mundial. Nunca se viu
mudanças tão rápidas e com efeitos devastadores como tem ocorrido nos últimos
anos.
A Europa tem sido castigada por ondas
de calor de até 40 graus centígrados, ciclones atingem o Brasil (principalmente
a costa sul e sudeste), o número de desertos aumenta a cada dia, fortes
furacões causam mortes e destruição em várias regiões do planeta e as calotas
polares estão derretendo (fator que pode ocasionar o avanço dos oceanos sobre
cidades litorâneas). O que pode estar provocando tudo isso? Os cientistas são
unânimes em afirmar que o aquecimento global está relacionado a todos estes
acontecimentos.
Pesquisadores do clima mundial
afirmam que este aquecimento global está ocorrendo em função do aumento da
emissão de gases poluentes, principalmente, derivados da queima de combustíveis
fósseis (gasolina, diesel, etc), na atmosfera. Estes gases (ozônio, dióxido de
carbono, metano, óxido nitroso e
monóxido de carbono) formam uma camada de poluentes, de difícil
dispersão, causando o famoso efeito estufa. Este fenômeno ocorre, pois, estes
gases absorvem grande parte da radiação infra-vermelha emitida pela Terra,
dificultando a dispersão do calor.
O desmatamento e a queimada de
florestas e matas também colabora para este processo. Os raios do Sol atingem o
solo e irradiam calor na atmosfera. Como esta camada de poluentes dificulta a
dispersão do calor, o resultado é o aumento da temperatura global. Embora este
fenômeno ocorra de forma mais evidente nas grandes cidades, já se verifica suas
conseqüências em nível global.
CONSEQUÊNCIAS DO
AQUECIMENTO GLOBAL
- Aumento
do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o
derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos,
podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;
-
Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte
de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas.
Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países
tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as
regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento
de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra
maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de
catástrofes climáticas;
- Ondas de
calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No
verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor,
provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.
PROTOCOLO DE KYOTO
Este
protocolo é um acordo internacional que visa a redução da emissão dos poluentes
que aumentam o efeito estufa no planeta. Entrou em vigor em 16 fevereiro de
2005. O principal objetivo é que ocorra a diminuição da temperatura global nos
próximos anos. Infelizmente os Estados Unidos, país que mais emite poluentes no
mundo, não aceitou o acordo, pois afirmou que ele prejudicaria o
desenvolvimento industrial do país.
CONFERÊNCIA DE BALI
Realizada entre os dias 3 e 14 de dezembro de 2007, na ilha
de Bali (Indonésia), a Conferência da ONU sobre Mudança Climática terminou com
um avanço positivo. Após 11 dias de debates e negociações. os Estados Unidos
concordaram com a posição defendida pelos países mais pobres. Foi estabelecido
um cronograma de negociações e acordos para troca de informações sobre as
mudanças climáticas, entre os 190 países participantes. As bases definidas
substituirão o Protocolo de Kyoto, que vence em 2012.
CONFERÊNCIA DE
COPENHAGUE - COP-15
A 15ª
Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima foi realizada entre os
dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade de Copenhague (Dinamarca). A
Conferência Climática reuniu os líderes de centenas de países do mundo, com o
objetivo de tomarem medidas para evitar as mudanças climáticas e o aquecimento
global. A conferência terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas
medidas práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de
interesses entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia,
e os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil, Índia,
China e África do Sul).
De última
hora, um documento, sem valor jurídico, foi elaborado visando à redução de
gases do efeito estufa em até 80% até o ano de 2050. Houve também a intenção de
liberação de até 100 bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente,
até o ano de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito
estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade internacional.
COP 21 - ACORDO DE
PARIS 2015
Em 12 de dezembro de 2015, representantes de 190 países
assinaram um acordo em Paris, que visa diminuir o aquecimento global no
planeta. O documento aprovado reconhece as mudanças climáticas provocadas pela
emissão de gases do efeito estufa, entre elas o aquecimento da temperatura do
planeta. O principal objetivo do acordo é limitar o aumento do aquecimento
global em, no máximo, 2°C (a referência é a temperatura média do período
pré-industrial). Porém, as nações farão todos os esforços possíveis para que este
aumento de temperatura fique em até 1,5°C. De acordo com estudos, estes níveis
evitariam as consequências nocivas futuras das mudanças climáticas para o
planeta.
Aquecimento global, derretimento das
calotas polares
Derretimento de gelo nas calotas
polares: uma das consequências do aquecimento global.
DADOS ALARMANTES
- Em maio
de 2013, a NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional) divulgou um
relatório mostrando que o planeta atingiu a maior concentração de dióxido de
carbono da história. A concentração deste poluente, que é um dos principais
causadores das mudanças climáticas e do aquecimento global, está com média
diária de 400 ppm (partículas por milhão).
- Em
novembro de 2014, o IPCC divulgou o 5º Relatório sobre as Mudanças do Clima e o
Aquecimento Global. Neste documento, orienta para a necessidade urgente de
diminuição da emissão de dióxido de carbono, adoção de políticas de mitigação
dos efeitos futuros e mudanças estruturais.
EFEITOS DO
AQUECIMENTO GLOBAL NO BRASIL
De acordo
com dados preliminares divulgados pelo IPCC (Intergovernmental Panel on Climate
Change) em setembro de 2013, o clima brasileiro poderá sofrer os efeitos do
aquecimento global até o final deste século. As regiões sul e sudeste poderão
ter um aumento de até 0,5% na temperatura média até o final do século. Já as
regiões centro-oeste, nordeste e norte poderão ter as temperaturas médias
aumentadas em 1,5%. Estas projeções são
para um cenário otimista, ou seja, com controle da emissão de gases do efeito estufa.
Num cenário de grande aumento na emissão destes gases, a temperatura poderá se
elevar mais do que o dobro em relação a estas projeções.
De acordo
com estas projeções, poderá também ocorrer ser mais frequente a formação de
ondas de calor nas regiões Nordeste e na Amazônia.
Trabalhinhos feito pelos alunos do 5º ano 6 / 2016





Nenhum comentário:
Postar um comentário