A história das especiarias, e sua importância na
Gastronomia
As especiarias são temperos (condimentos) usados na
culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias
também eram, e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e
medicamentos.
Na época das Grandes Navegações e Descobrimentos
Marítimos, as especiarias eram muito valorizadas na Europa, pelo simples fato
de não poderem ser cultivadas neste continente em função do clima.
Com o crescimento da Burguesia, a demanda por esses
produtos que na época eram considerados de luxo, também cresceu e muito.
No
século XV, o monopólio dessas especiarias era dos comerciantes de
Gênova e Veneza, duas cidades Italianas. Esses comerciantes compravam no
Oriente (Índia e China), e vendiam com alta porcentagem de lucro do mercado
europeu.
O transporte dessas especiarias para a Europa era
feito através da rota do Mar Mediterrâneo, que também tinha o domínio dos
comerciantes Italianos.
Um
século depois, os Portugueses descobriram uma rota alternativa
para chegar ao oriente, que era através da navegação pela costa africana. Os
Portugueses compravam diretamente do local onde eram produzidas acabando com o
monopólio dos Italianos.
Usando a nota rota, as caravelas portuguesas
chegavam à Europa carregadas de especiarias, que posteriormente eram vendidas
com alta taxa de lucro. Mediante a isso, Portugal se tornou uma potencia
econômica da época.
As especiarias possuem fundamental importância na
Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos.
Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos. Isso
claro que for bem harmonizada…
Algumas
das mais usadas especiarias:
Açafrão: famoso por
ser um dos ingredientes da Paella, o açafrão é o pistilo da planta açafrão, que
é colhido a noite antes que as abelhas ou passarinhos o levam embora.
Alecrim: erva muito
aromática que possui um perfume doce e fresco. Ideal para usar com carnes,
ensopados, aves, peixes, molhos e etc.
Aniz
Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e
possui um aroma forte e um pouco amargo. Usado para aromatizar pratos e
bebidas.
Cardamomo: fruto ou
semente da família do gengibre muito usado em sopas, fígado, porco, e para
aromatizar bebidas, caldos e molhos.
Cominho: semente
marrom, com gosto forte e único, muito usada em molhos de carne, peixe,
legumes, queijo e carnes.
Cúrcuma: É a raiz
da planta da família do Gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida
também como açafrão da terra.
Curry: é uma
mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Muito usado carnes, aves,
peixes, molhos, arroz e etc.
Louro: folha
bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com
cautela. Ideal para usar no feijão, em molhos, assados, ensopados e etc.
Noz
Moscada: Pode ser encontrada em semente ou em pó.
Possui um gosto marcante e bastante aromático. Ideal para doces, sobremesas,
bolos e até mesmo em carne.
Páprica: é o pó
extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e
sabor.
Sálvia: folha de
sabor forte e único, muito usado com carnes, em molhos e etc.
Tomilho: erva muito
usado hoje em dia, que deixa eu sabor marcante da comida. Ideal para molhos,
carnes, peixes, aves e etc. Combina muito bem com carne de porco.
As especiarias são essenciais para dar aos pratos
aquele toque diferente e especial. Cada região do mundo possui a especiaria
mais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que use da maneira
correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. É
necessário sempre ter cautela ao usa-las, pois se colocada demais, o gosto
domina todo o prato.
Manter as especiarias em grãos é sempre a melhor
opção, pois conserva mais o sabor e o aroma. O ideal é sempre tritura-las na
hora.
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS DO 5º ANO 6 ( 2015)
TRABALHO REALIZADO PELOS ALUNOS DO 5º ANO 6 ( 2015)












Nenhum comentário:
Postar um comentário